O escapamento ou sistema de exaustão é o conjunto de tubos e abafadores que, instalado sob o veículo (undercar), é responsável por:
1. Reduzir o nível de ruído do motor: a primeira função é a de "absorver" as ondas sonoras através da interrupção do fluxo de gases resultantes da combustão, por uma série de tubos perfurados e câmaras, mantendo o ruído do motor dentro de limites especificados por lei.
2. Controlar a contra-pressão dos gases: o controle dos gases é obtido através das curvas, volumes e vazões que são cuidadosamente desenvolvidos para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.
3. Conduzir os gases para fora do veículo: a terceira e principal função é conduzir os gases resultantes da combustão para fora do habitáculo dos passageiros, evitando assim a possibilidade de intoxicação dos ocupantes do veículo.
É o componente do sistema de exaustão responsável por converter os gases poluentes em não poluentes através de reações químicas. Ao contrário do que se diz, o catalisador não reduz a potência do motor e o odor (mau cheiro) é resultante da regulagem incorreta do sistema de alimentação de combustível.